WEC

Economia e Indústria

As tecnologias renováveis marinhas estão a evoluir rapidamente para a comercialização, com a demonstração de dispositivos antes de avançar para parques comerciais. Neste ponto de viragem, as estratégias de desenvolvimento devem seguir uma abordagem económica, concentrando-se na industrialização, redução de custos e melhoria de desempenho e fiabilidade.

No entanto, este mercado jovem ainda não convergiu em soluções padrão e oferece uma gama de diferentes tecnologias e escassez de informação fiável. Para responder a estas necessidades, o WavEC criou o departamento de Economia e Indústria em 2011, que desde então tem prestado serviços a tecnólogos e promotores líderes, empresas de utilidade pública e organismos governamentais, e participou em projectos nacionais e europeus.

A equipa de Economia e Indústria do WavEC conta com profissionais experientes com formação em engenharia e economia e que consolidaram os conhecimentos do WavEC numa gama de produtos e serviços, acrescentando valor aos nossos clientes e associados. Sustentada na nossa base de dados exaustiva, a equipa do WavEC tem desenvolvido diversas ferramentas tecno-económicas para apoiar diferentes áreas como desenvolvimento tecnológico, análise de viabilidade de projectos, análise de mercado ou avaliação de impactes macroeconómicos.

SERVIÇOS

Análise Tecno-económica
O nosso apoio no desenvolvimento de um grande número de tecnologias marinhas e de eólica offshore ao longo dos anos levou à construção de ferramentas tecno-económicas detalhadas para a análise e optimização das tecnologias de energia renováveis offshore. A nossa abordagem de análise tecno-económica une o nosso modelo hidrodinâmico Wave-to-Wire com modelos e dados económicos e de engenharia. Além de permitir a avaliação do custo nivelado da energia (LCOE) actual e a sua potencial evolução futura, os nossos modelos permitem-nos entender quais são os parâmetros de desenho mais críticos e que factores de custos influenciam o LCOE. O WavEC já analisou vários dispositivos de energia das ondas diferentes bem como estruturas flutuantes, tendo cada uma das avaliações contribuído para actualizar e melhorar a ferramenta.

Análise de Cadeia de Fornecimento
Apoiado na experiência em projectos de energia renovável offshore, o WavEC analisa as necessidades da cadeia de valor, capacidades, restrições e oportunidades nas diferentes fases da cadeia de valor: desde o desenvolvimento de projecto, aquisição e produção, montagem e instalação e operação & manutenção (O&M) de renováveis marinhas e de eólica offshore, à escala de projecto ou regional. O WavEC desenvolveu uma base de dados exaustiva de fornecedores e infra-estruturas marinhas na Europa e trabalha na criação de ferramentas de apoio à decisão para ajudar os promotores na áreas críticas da cadeia de valor, tais como operações no mar ou montagem e construção à escala industrial.

Estudo de Mercado
A informação pormenorizada do WavEC provêm de anos de experiência no sector e foi compilada numa base de dados exaustiva contendo informação detalhada em várias áreas: tecnologias, projectos, actores, componentes, custos, avaliação de recurso, políticas existentes, etc. A base de dados inclui especificações técnicas detalhadas, dados da evolução histórica de projectos, custos de tecnologia e componentes, informação financeira, etc. Enquanto a informação confidencial é rigorosamente classificada com uma rígida política de sigilo, podemos realizar análises críticas de mercado, análises comparativas, modelar cenários realistas de evolução e mercado e procurar oportunidades de mercado para os nossos parceiros nas diferentes fases da cadeia de valor.

Avaliação de impacte socioeconómico
O WavEC ajuda autoridades, associações e empresas em todo o mundo com a avaliação dos impactes socioeconómicos das renováveis marinhas a nível regional ou de projecto como a avaliação de valor acrescentado e criação de emprego. A nossa equipa trabalha com os dados disponíveis e com modelos macroeconómicos para a avaliação do impacte das políticas nas economias regionais.

PROJECTOS QUE COORDENA

DTOcean

ROADMAPPING

SI OCEAN

Testemunho de Alex Raventos, Coordenador da Área de Economia e Indústria (Nov. 2012)

Vídeo

Apresentação powerpoint da área no Seminário WavEC 2012.

Apresentação vídeo