WEC

Monitorização e Tecnologia

A área de Tecnologia e Monitorização do WavEC inclui um leque diversificado de actividades, que se foi alargando ao longo dos últimos anos, em sintonia com o desenvolvimento do próprio WavEC. O grupo de engenheiros que trabalha neste departamentoconcentra-se em duas áreas principais: acompanhar de perto o desenvolvimento em todo o mundo das diferentes tecnologias de energia marinha e actuar no terreno com os tecnólogos para procurar soluções técnicas para os problemas que se deparam a estas tecnologias emergentes. Para além disto, o departamento dispõe de competências nos campos de avaliação de recurso e de modelação experimental à escala laboratorial.

Inicialmente, o WavEC focou a sua atenção nas Tecnologias de Energia das Ondas, mas alargou recentemente o seu interesse para todas as formas de energia renovável marinha, incluindo o eólico offshore flutuante, a energia corrente de marés, os gradientes de salinidade e de temperatura e as macroalgas. As tecnologias de energia das ondas proporcionaram à equipa do WavEC um muito melhor conhecimento do ambiente oceânico e das dificuldades específicas de operação de equipamentos de energia nestas condições. Uma rede alargada de parceiros do WavEC e de consultores externos dá uma garantia de resolução de quaisquer assuntos tecnológicos específicos.

O WavEC tem uma longa experiência na tecnologia de energia das ondas, não só a nível de I&D, mas também, e conforme os casos, nas fases de concepção, projecto, construção, instalação e operação. Esta última está particularmente relacionada com a Central do Pico de 400 kW nos Açores (desde 2004), central não-comercial única de demonstração de energia das ondas na ilha do Pico, pertencente e operada pelo WavEC (www.pico-owc.net). Experiência significativa em tecnologia e monitorização foi assim acumulada pelo WavEC através da participação em testes de protótipos de energia das ondas do AWS (2004), Pelamis (2007), Waveroller (desde 2012) e da turbina eólica flutuante WindFloat (2012) ao largo da costa portuguesa. A equipa tem participado em numerosos projectos na Europa através de fundos comunitários ou em colaboração com empresas estrangeiras.



SERVIÇOS

Estudos Estratégicos de Tecnologias, avaliação de recurso e seleção de locais de instalação
Devido à sua actividade a nível internacional nos últimos anos nas energias renováveis marinhas, o WavEC tem capacidade para produzir informação sobre o estado da arte da tecnologia e fornecer informação estratégica a empresas interessadas neste mercado emergente. O WavEC tem fornecido este tipo de trabalho a investidores, tecnólogos e entidades governamentais desde 2003. Estes estudos estratégicos podem incluir ainda uma descrição do recurso energético de qualquer uma das fontes de energia e estudos que ajudem os tecnólogos a escolher os melhores locais para realizarem investimentos.

Monitorização de Desempenho
A monitorização dos sistemas de energia renovável marinha constitui uma das actividades mais importantes para o seu desenvolvimento tecnológico. Através da experiência adquirida nas centrais do Pico, AWS, Waveroller e Windfloat o WavEC ganhou sensibilidade para os problemas relacionados com a avaliação de desempenho dos dispositivos, quer do ponto de vista dos tecnólogos, quer do dos investidores. Esta análise pode ainda incluir o planeamento da operação e manutenção incluindo os problemas de acessibilidade de plataformas. Para além disso, a equipa tem também experiência significativa na modelação e teste em tanque de ondas deste tipo de sistemas.

Desenvolvimento e teste de Componentes
Uma das características dos dispositivos de energia renovável marinha é a necessidade de desenvolver muitos dos componentes com especificações únicas , tanto em termos de performance, como de custos e de durabilidade. A experiência da nossa equipa com o ambiente offshore pode ajudar a encontrar, especificar ou produzir estes componentes inovadores.

Monitorização Subaquática
A monitorização de subaquatica é um dos serviços que mais se tem desenvolvido nos últimos anos. Os serviços com ROV do WavEC (prestados pelas equipas de tecnologia e de ambiente) englobam a observação das estruturas subaquáticas, incluindo não só os próprios conversores de energia, mas também outras componentes subaquáticas como as amarrações e cabos submarinos. O WavEC tem vindo a desenvolver outros serviços tirando partido das capacidades dos ROV, tais como a monitorização estrutural das estruturas e a medição de campos magnéticos produzidos por cabos submarinos.

ROV - Remotly Operated Vehicle

No verão de 2012 o WavEC adquiriu um ROV observacional Seabotix LBV-4. Este tem a capacidade de ser operado em quase todas as condições marinhas e pode recolher imagens até aos 200m de profundidade. Há duas câmaras abordo, a de navegação, especializada para recolher imagens em condições de baixa luz e que pode ser ajustada verticalmente e uma GoPro HD com uma resolução até 1080p. A funcionalidade do ROV foi ampliada com a montagem de um braço com uma função que permite pequenas intervenções (recolha de amostras, cortar cabos, agarrar-se a estruturas) e uma escala a laser que permite dimensionar os objetos nas imagens recolhidas. Estas ferramentas permitem realizar várias operações marinhas de grande utilidade, nomeadamente:

- Inspeções visuais/estruturais (dispositivos de energia, cabos, amarrações ou qualquer estrutura submersa até aos 200m)
- Inspeções biológicas (estudos de colonização, recolha de amostras, avaliação de fouling)
- Intervenções de pequena escala até aos 200m
- Recolha de equipamento submerso

O WavEC apostou na formação dos seus colaboradores para construir uma equipa sólida e competente na realização de trabalhos. Nesse sentido três colaboradores realizaram o curso de fábrica da Seabotix em San Diego nos EUA e completaram ainda o treino especifico de ROV da MTS níveis 1 e 2.

PROJECTOS

DEMOWFLOAT (com área de Ambiente)

KIC 1 (com área de Ambiente)

MARINET

TROPOS

WAVEPORT (com área de Ambiente)

Testemunho de Miguel Lopes, Coordenador da Área de Tecnologia e Monitorização (Nov. 2012)

Vídeo


Apresentação powerpoint da área no Seminário WavEC 2012.

Apresentação vídeo