WEC

Políticas Públicas e Disseminação

Os bons recursos naturais de Portugal em termos de vento e de ondas, o clima temperado, as excelentes infra-estruturas em termos de portos e de rede eléctrica (junto à costa), bem como as condições regulatórias e administrativas favoráveis e o capital de conhecimento de várias instituições de I&D (entre as quais o WavEC), tornam Portugal um país de vanguarda no potencial de exploração das energias renováveis marinhas.

Mas permanecem algumas barreiras que urgem superar, particularmente quando a tecnologia começa a ultrapassar a fase da imaturidade. São necessárias fortes acções de sensibilização dos sectores público - para resolver problemas como o dos licenciamentos, complexos e demorados, bem como privado - para investir nestas actividades. Mas importa também conquistar o grande público, envolvendo-o na construção de políticas públicas que encaminhem Portugal em direcção a uma economia de baixo teor de carbono.

O WavEC, estabilizadas as fases de domínio da tecnologia, de avaliação ambiental, da monitorização e da modelação, decidiu criar em 2010 a área de Políticas Públicas e Disseminação, com o intuito de reforçar o seu papel de promoção da utilização de energias renováveis oceânicas a nível nacional e internacional. Esta área do WavEC tem procurado transmitir uma mensagem clara do estado de arte das tecnologias e do desenvolvimento das políticas associadas, junto de um vasto leque de stakeholders, de entidades de I&D e do público em geral, e tem-se concentrado principalmente nos seguintes temas:

. Apelo ao desenvolvimento de Energias Renováveis Marinhas (ERM)
. Aumento da consciência dos potenciais benefícios económicos destas energias
. Criação de fortes ligações com as empresas líderes da indústria, gestores de topo e administração pública
. Desenvolvimento da cooperação com os media e a comunidade
. Promoção de debates sobre o desenvolvimento destas formas de energia
. Fomento do desenvolvimento da legislação
. Cooperação com outros países para lançamento de novos negócios


SERVIÇOS

Estratégia e Políticas
O WavEC presta suporte técnico e estratégico nacional e internacional a empresas, instituições de I&D, entidades governamentais e autoridades locais em diversas áreas: Legislação sobre ERM, Tarifas de estímulo às ERM, Zona Piloto Portuguesa de São Pedro de Moel, Roadmap para as ERM em Portugal, Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo, Estratégia Nacional de Gestão Integrada da Zona Costeira, entre outras.

PROJECTOS

OTEO, Observatório Tecnológico das Energias Offshore

Atlantic Power Cluster

Demowfloat (com área de tecnologia)

Waveport (com área de ambiente)

PolyWEC (com área de modelação)

OceaNET (com área de modelação)

OUTRAS ACÇÕES

Formação e Workshops
Dentro das preocupações acima referidas sobre a necessidade de aproximação à administração pública, o WavEC desenvolve acções de formação gratuitas para dezenas de quadros superiores deste sector. Planeia-se o desenvolvimento de acções semelhantes para o sector privado.

Acções de sensibilização
O WavEC promove, em cooperação com promotores de parques de energia e tecnólogos, acções de sensibilização de entidades locais e público em geral em locais onde se planeia a instalação de equipamentos de ERM.

Websites e Redes Sociais
Para além da gestão da página da internet, o WavEC é responsável pela elaboração e manutenção da maioria das páginas de internet dos projectos em que participa. Para além disso, está presente nas redes sociais e esforça-se para se manter actualizado com as novas tecnologias.

Eventos/Feiras
O WavEC organiza anualmente um Seminário internacional, com uma presença média superior a 150 participantes e oradores nacionais e internacionais de referência.

Encontros B2B
O WavEC promove workshops para o desenvolvimento de negócios entre empresas portuguesas e de outros países em complemento ao seu Seminário.

Parcerias
Tirando partido da presença em inúmeros projectos europeus, o WavEC criou uma extensa rede de parceiros. Com a criação da Área de Políticas Públicas e Disseminação, esta rede foi alargada a parceiros públicos e privados, nacionais e internacionais, desde portais e entidades organizadoras de congressos internacionais, a revistas, ONG do ambiente e energia, estruturas e Fora do Mar, entre outras.

Testemunho de Nuno Matos, Coordenador da Área de Políticas Públicas e Disseminação (Nov. 2012)

Vídeo

Apresentação powerpoint da área no Seminário WavEC 2012.

Apresentação vídeo