WEC

Associados

A. Silva Matos Energia
ASM Energia, pertence ao Grupo A. Silva Matos, com sede
em Sever do Vouga, distrito de Aveiro, sendo o seu braço industrial para a construção de equipamentos na área das energias renováveis. Constituída em 2006, resultou da participação no Consórcio Eólicas de Portugal, vencedor do 1º lugar do concurso público para atribuição de capacidade de injecção de potência na rede do sistema eléctrico, para energia produzida em centrais eólicas.
Ver mais em PERFIL DO ASSOCIADO

Consulmar - Projectistas e Consultores Lda.
A Consulmar é uma empresa de consultadoria de engenharia responsável por um elevado número de projectos costeiros e marítimos em Portugal e no estrangeiro. Presentemente, a Consulmar está envolvida numa proposta para a integração de uma CAO num quebra-mar no Norte de Portugal.

EDA - Electricidade dos Açores
A EDA- Electricidade dos Açores, S.A. é a concessionária do transporte e distribuição de energia eléctrica na Região Autónoma dos Açores, exercendo actividade igualmente nas áreas da produção e da comercialização. Possui uma longa história na área do aproveitamento de energias renováveis, tendo a primeira central hidroeléctrica surgido nos Açores no ano 1899, a primeira central geotérmica em 1980, o primeiro parque eólico em 1988 e uma central das ondas em 1999, esta posteriormente cedida ao WavEC.
Ver mais em PERFIL DO ASSOCIADO

EDP - Energias de Portugal
A Energias de Portugal (EDP) é uma empresa global de energia, com actividades em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia, Roménia, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. A sua aposta na área das Energias Renováveis traduz-se, hoje em dia, na 4ª posição Mundial em capacidade Eólica instalada.

ENEREEM
A sociedade denominada ENEREEM, Energias Renováveis, Lda. foi constituída em Setembro de 1998, com 85% do capital da Empresa de Electricidade da Madeira, S.A., 7,5% do Museu – Casa da Luz e os restantes 7.5% da AREAM (Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira). Esta sociedade está vocacionada para o aproveitamento de recursos endógenos renováveis, nomeadamente nas áreas da energia eólica e hidroelétrica.

Atualmente, a ENEREEM possui 4 parques eólicos (PE) na ilha da Madeira (PE da Bica da Cana, PE das Pedras, PE do Loiral e PE do Loiral II), todos no planalto do Paúl da Serra, assim como um parque eólico na ilha do Porto Santo (PE do Cabeço do Carvalho), perfazendo um total de 25,26 MW de potência instalada, produzindo, no ano de 2013, cerca de 45,6 GWh de energia elétrica.

Generg, Sociedade Gestora de Participações Sociais
O Grupo GENERG tem por missão a produção de energia eléctrica exclusivamente através do recurso a energias renováveis, como o vento, a água e o sol, valorizando recursos endógenos nacionais e apoiando o desenvolvimento tecnológico do sector das renováveis.
Ver mais em PERFIL DO ASSOCIADO

Hidromod
A HIDROMOD é uma empresa de consultoria criada em 1992 que desenvolve e aplica software técnico em áreas ambientais e de engenharia. As principais áreas de competência são a hidrodinâmica, agitação marítima, qualidade da água, transporte de sedimentos, modelação integrada de bacias hidrográficas, dispersão de efluentes, balneabilidade de praias e derrames de hidrocarbonetos. Nestas áreas, são também desenvolvidas plataformas informáticas para gestão de dados e modelos em tempo real, adequadas às necessidades do utilizador. A HIDROMOD mantém presença em várias áreas de investigação e desenvolvimento e está/esteve envolvida em diferentes projetos, quer europeus quer nacionais, como forma de manter elevados padrões de competência técnica.
Ver mais em Apresentação novos associados no Seminário WavEC 2013 (ppt e video)

IST - Instituto Superior Técnico
A maior e mais antiga Escola de Engenharia Portuguesa, integrada na Universidade Técnica de Lisboa. O grupo de energias das ondas do IST foi pioneiro da investigação em energia das ondas no País e o Coordenador Científico do projecto e construção da central do Pico. O IST tem especial experiência nas áreas da concepção de centrais de energia das ondas, do dimensionamento do equipamento electromecânico, nomeadamente da Turbinas Wells e da modelação matemática e experimental deste tipo de centrais. O IST esteve envolvido, igualmente, nos estudos conducentes às centrais piloto LIMPET e AWS. O Prof. António Sarmento do grupo de energia das ondas do IST, foi o principal impulsionador do WavEC e é, actualmente, o seu director.
Ver mais em PERFIL DO ASSOCIADO

LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.
O LNEG é um Laboratório de Estado dependente do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, cuja atribuição incide basicamente no desenvolvimento de actividades avançadas de investigação e desenvolvimento nos domínios da energia e geologia.
Ver mais em PERFIL DO ASSOCIADO

OCEAN
Ocean é uma empresa independente de arquitectura e engenharia naval que através de uma equipa experiente e proactiva de arquitectos e engenheiros oferece um vasto portofólio de serviços de concepção e contrução naval.
Ver mais em Apresentação novos associados no Seminário WavEC 2013 (ppt e video)

ENONDAS/Oceanplug
A ENONDAS/Oceanplug é uma empresa do Grupo REN, constituída com o objectivo de gerir a concessão da Zona Piloto Portuguesa, com enquadramento legal suportado nos Decreto-Lei nº 5/2008 de 8 de Janeiro e nº 238/2008 de 15 de Dezembro, encontrando-se a minuta do contrato definida na RCM nº 49/2010 de 1 de Julho. O DL 15/2012 procede a um aditamento ao Decreto -Lei n.º 5/2008 de 8 de Janeiro e à alteração ao Decreto -Lei n.º238/2008, de 15 de Dezembro.
A Concessão tem por objecto a gestão e exploração da Zona Piloto, incluindo as respectivas instalações de apoio e serviços complementares e acessórios que possam contribuir para a melhor prossecução dos objectivos respeitantes à produção de energia eléctrica a partir das ondas do mar. Apresentação novos associados no Seminário WavEC 2014 (ppt e video)