WEC

Projectos

WavEC - Offshore Renewables está envolvido em diversos projectos com financiamento europeu e nacional. Segue a listagem dos projectos em curso. Na secção ARQUIVO mais projectos já concluídos. 


ARTIFEX

A aquicultura offshore tem falta de soluções tecnológicas para realizar inspeções submarinas e operações de manutenção. Atualmente, estas operações ainda são realizadas com o auxilio a métodos tradicionais de mergulho que apresentam um risco humano considerável

CAO CENTRAL ONDAS DO PICO

A Central CAO do Pico foi construída como a Central Piloto Europeia de Energia das Ondas, co-financiada pela CE, com o objectivo de demonstrar a viabilidade técnica da energia das ondas numa pequena ilha, ligada à rede eléctrica. Desde 2004, a central é operada pelo WavEC. Para além disso, é a única infra-estrutura aberta à formação, I&D, inovação e demonstração.

DEMOGRAVI3

O projeto DEMOGRAVI3 tem por objetivo fazer a conceção, construção, transporte, instalação e demonstração de uma fundação à escala real, equipada com uma turbina eólica offshore de 2 MW, numa área de testes concessionada e com ligação à rede.

HIWAVE

O projecto HiWave “High Efficiency Wave Power” concentra-se no desenvolvimento de uma tecnologia de energia das ondas pela empresa sueca Corpower.
O projeto tem como objetivo demonstrar a funcionalidade e o desempenho da tecnologia e inclui testes no mar à escala 1:2 numa zona protegida e à escala 1:1 numa zona mais exposta.

KRAKEN

O projecto Kraken tem como objectivo colmatar a lacuna existente nas ferramentas de ROVs, focando o mesmo para as necessidades do sector das energias oceânicas com o objectivo de reduzir os elevados custs de OPEX associados ao IRM subaquático.

MARINERG-I

O objetivo do MARINERG-i é tornar-se a principal infraestrutura internacionalmente distribuída no sector de Energias Renováveis Marinhas (MRE). A sua natureza integrada e a sua abordagem coordenada irão acelerar o desenvolvimento e a implementação da investigação em energia eólica offshore, das ondas, das marés e de tecnologias de energia combinadas, e ajudar a manter a Europa como um líder mundial nesta indústria.

MARINET2

MaRINET 2 irá garantir a continuada integração e reforço de todas as infraestruturas e instalações líderes Europeus especializados em investigação, desenvolvimento e teste de sistemas de energia renováveis offshore incluindo sub sistemas eletricos e de integração à rede através de um conjunto de TRLs (1-7).

MERIKA

O projeto MERIKA (Marine Energy Research Innovation and Knowledge Accelerator) tem como objetivo melhorar e consolidar o perfil dos investigadores e a posição internacional da Universidade das Highlands and Islands, situada na região mais extrema da Escócia.

OCEANET

O projecto OceaNET está relacionado com a energia eólica offshore flutuante e a energia das ondas. O projecto visa contribuir para o desenvolvimento de tecnologias específicas e de tecnologias de base comuns a ambas as fontes de energia. As actividades de investigação estão estruturadas numa série de projectos de investigação, que irão permitir que um conjunto de jovens investigadores tenham formação nos melhores institutos de investigação e desenvolvimento, em universidades ou em empresas, na Europa. Esta formação prática será complementada com uma série de cursos de curta duração em tecnologias de base, relevantes para o desenvolvimento de parques, e em questões económicas, ambientais e sociais associadas, necessárias para a sua futura integração no mercado.

OCEANIC

O projeto OCEANIC pretende desenvolver revestimentos de proteção para dispositivos de energias renováveis oceânicas com o objetivo de aumentar a sua fiabilidade e o seu tempo de vida.

POLYWEC

Este projecto apresenta um novo tipo de dispositivos da energia das ondas baseado em materiais poliméricos (PolyWECs), caracterizados pela aplicação de transdutores elastómeros electroactivos.

RECODE

De forma a sustentar o desenvolvimento do sector de energias renováveis oceânicas é necessário garantir que as tecnologias sejam eficientes e economicamente viáveis. O projecto RECODE tem como objectivo responder a este desafio, procurando promover o desenvolvimento de um conjunto de componentes especificamente desenhados para aumentar a fiabilidade dos parques. O projeto irá promover o desenvolvimento, a demonstração e validação de componentes e equipamentos normalizados, que contribuam para a redução sustentada dos custos dos parques de energia oceânica.

TUPPERWAVE

De entre várias tecnologias de conversores de energia das ondas, os sistemas de coluna de água oscilante (CAO) são dos mais promissores para o aproveitamento da energia dos oceanos. Os sistemas CAO integram normalmente turbinas de ar bidireccionais auto-rectificadoras, como, por exemplo, a turbina Wells. Estas turbinas apresentam algumas desvantagens, nomeadamente, baixa eficiência para fluxo elevado e um desempenho pobre no arranque, comparando com turbinas convencionais. De modo a ultrapassar estas desvantagens, e também para reduzir o impacto acústico destes sistemas, o projecto Tupperwave tem como objectivos o design e a validação em ambiente de laboratório de um novo conceito de sistema CAO.

WAVEBOOST

O propósito do projeto WaveBoost é o desenvolvimento duma tecnologia permitindo de melhorar a confiabilidade assim como o desempenho dos sistemas de Power Take Off (PTO).

WETFEET

WETFEET tem como objetivo global compreender e procurar soluções para os constrangimentos da tecnologia de energia das ondas. Em particular, o projeto procura identificar as razões que têm vindo a atrasar o progresso do sector e propor soluções viáveis para melhorar o desempenho geral de novas tecnologias. Serão abordadas questões como a fiabilidade dos componentes tecnológicos, a capacidade de sobrevivência dos dispositivos, os custos elevados de desenvolvimento, o moroso processo para a comercialização, bem como a escalabilidade industrial das tecnologias testadas.