WEC

CORES Componentes para sistemas de energias renováveis dos oceanos

O projecto CORES – Componentes para sistemas de energias renováveis dos oceanos foi financiado no âmbito do 7ºPQ RTD da Comissão Europeia. O objectivo principal do CORES foi a criação de uma ferramenta de modelação completa para ser aplicada à tecnologia OEBuoy, desenvolvida pela empresa irlandesa Ocean Energy. No âmbito deste projecto foi construída uma turbina de acção, sendo esta última tarefa liderada pelo IST. A empresa Kymaner, sócia da WavEC, participou no projecto projectando e fornecendo a turbina.

Os conversores de energia das ondas estão no início do seu desenvolvimento. A primeira geração de dispositivos – em fase de demonstração – foi instalada em algumas linhas de costa e consiste normalmente em sistemas de Coluna de Água Oscilante. Os sistemas evoluíram de dispositivos fixos nas linhas de costa para estruturas flutuantes em águas profundas. E foi neste âmbito que o projecto CORES fociu as suas actividades no desenvolvimento de novas concepções de dispositivos, componentes para a produção de energia, controlo, amarração, aquisição de dados e instrumentação.

Outro objectivo importante deste projecto foi o de reduzir barreiras técnicas e não técnicas no ambiente marinho e assim reduzir o custo por kWh da energia gerada. Os novos equipamentos e concepções foram testados numa central piloto flutuante CAO, a OEbuoy, instalada no mar em Galway Bay (Irlanda), sendo os seus resultados integrados num modelo de sistema holístico.

Papel do WavEC

O WavEC visou, no âmbito deste projecto, desenvolver um modelo de análise no domínio do tempo da cadeia de conversão de energia das ondas pelo sistema CAO flutuante equipado com uma turbina de acção, sendo além disso responsável pela integração das várias componentes, desenvolvidas pelos parceiros do projecto (componente eléctrica e de controlo e componente de amarrações), numa “toolbox” de análise global do funcionamento do sistema CAO flutuante e sua validação com dados reais da Oebuoy.

Ficha Técnica

Financiamento: 7ºPQ da Comissão Europeia (RTD)
Gestor de Projecto: Ana Brito e Melo
Financiamento total: € 3 449 559,40
Financiamento para o WavEC: € 284 880,00
Duração: 01 Abril 2008 - 30 Setembro 2011 (36 meses)
Coordenador: University College Cork
Outros parceiros: Aalborg Universitet, Alma Mater Studiorum – Universita di Bologna, Fundacion Robotiker, Institut für Solare Energieversorgunstechnik E.V., Instituto Superior Técnico, Kymaner Tecnologias Energéticas Lda., Marine Computation Services Ltd., Ocean Energy Ltd., Queen’s University Belfast, University of Exeter, University of Limerick, e o Centro de Energia das Ondas.