WEC

KIC-OTS

KIC -OTS - Offshore Test Station

O projecto Offshore Test Station (KIC-OTS) é um projecto tecnológico focado nas necessidades do mercado, que foi criado no âmbito da KIC-Innoenergy, uma empresa financiada pelo European Institute of Technology da Comissão Europeia. O objectivo do projecto OTS é desenvolver um conjunto de projectos e serviços direccionados às necessidades actuais e futuras aos parques de energias renováveis offshore. O desenvolvimento do projecto tem como alvo as tecnologias de suporte das energias offshore, ou seja, o conjunto de produtos e serviços que não são parte da cadeia de conversão de energia mas são essenciais para os parques offshore. O propósito é o de desenvolver vários produtos e serviços de forma a que possam ser introduzidos no mercado em 2014. Sendo produtos e serviços inovadores, maturados e de propriedade intelectual protegida, e sendo dirigidos às verdadeiras necessidades do mercado, estes produtos deverão estar em boa posição terem sucesso na futura indústria das energias renováveis offshore.

Prod. 1 - Sistemas para a monitorização ambiental das perturbações e o seu impacto na vida marinha (WaVEC, Uppsala University, Universitat Politècnica de Catalunya) Este produto visa desenvolver um sistema que possa monitorizar diversos parâmetros ambientais que são importantes nos parques de energias offshore e transmitir os dados remotamente para terra. A aquisição de dados é ainda complementada por uma ferramenta de modelação acústica que permite mapear em 3D a propagação do som a partir de um determinado ponto. O objectivo é projectar e construir uma sistema de sensores autónomo que possa produzir dados ambientais de grande qualidade e transmiti-los para terra em tempo real ou tão rapidamente quanto possível. O produto será também projectado para ser suficientemente de modo a que possa contribuir para a redução de custos da monitorização de parques a médio e longo prazo.

Prod. 2 - Ligações eléctricas submarinas com Veículos Operados Remotamente (ROV) (Uppsala University, WavEC, BlueEdge, IST e Tecnalia) - O objectivo deste projecto é desenvolver uma ferramenta utilizando Veículos Operados Remotamente (ROV) que seja capaz de realizar ligações eléctricas submarinas, direccionada aos mercados da energia eólica offshore e da energia das ondas. Apesar de este tipo de ligações submarinas poder ser realizada por mergulhadores em caso de águas pouco profundas, prevê-se que no futuro que a profundidade e o número de ligações a realizar implique a utilização de ROVs com ferramentas específicas. Estes sistemas terão de se tornar padronizados, de modo a que as operações sejam eficientes do ponto de vista económico.

Prod. 4 – O produto 4 do projeto OTS consiste em um software para apoio à operação e manutenção (O&M) de parques de conversores de energia das ondas (CEOs) e turbinas eólicas flutuantes (TEFs). Para criar um plano de manutenção adequado o software integra informações relevantes sobre a alocação de pessoal e outros recursos, previsão de condições de mar e vento, segurança marítima e ambiental, manutenção calendarizada, informações do sistema SCADA (em especial falhas súbitas) e, por último, dados do condition monitoring system (CMS), essencialmente no que diz respeito ao nível de falhas de componentes (FL) e restante vida útil (RSL).

O software inclui também um módulo para estimar a produção de energia com pelo menos um dia de antecedência (baseado em previsões do recurso), o que é essencial para licitar adequadamente no Day-Ahead Market. De forma a reduzir desvios entre previsão e produções reais (e assim evitar possíveis sanções) várias técnicas de previsão do recurso serão consideradas e historicamente comparadas para selecionar a mais adequada. Este módulo permite também estimar a diminuição da produção de energia durante a manutenção, o que torna possível ajustar o plano de manutenção de forma a minimizar os custos de inatividade (down - time costs).

Informação geral

Financiamento: KIC Innoenergy
Coordenadores no WavEC: Teresa Simas (P1), Miguel Lopes (P2) e Marco Alves (P4)
Financiamento Total: Variável (dependente do desempenho dos produtos)
Duração: 2010-2014
Website: http://www.kic-innoenergy.com/