WEC

MaRINET - Marine Renewables Infrastructure Network for Emerging Energy Technologies

Os sistemas de conversão de renováveis offshore encontram-se, na sua maioria, na fase pré-comercial de desenvolvimento. Eles compreendem conversores de energia das ondas e das marés, assim como turbinas eólicas offshore para a geração de energia eléctrica. Estes dispositivos requerem que seja feita investigação numa série de escalas ao longo do processo até chegar à comercialização. Cada tipo de tecnologia está actualmente numa fase diferente de desenvolvimento, mas cada um precisa igualmente de infra-estruturas de investigação específicas, de forma a facilitar e catalizar a comercialização.

O objectivo deste projecto é o de coordenar a investigação e desenvolvimento em todas as escalas (desde modelos pequenos a protótipos, de testes de laboratório até ensaios em alto mar) e permitir o acesso de investigadores e promotores a este tipo de instalações na Europa. A interconexão entre dispositivos de diferentes escalas juntamente com a incorporação de instalações de ensaio para componentes, tais como sistemas de power take off, ligação à rede, amarrações, testes ambientais irá garantir uma concentração das actividades nesta área.

MaRINET reune uma Infra-estrutura de 42 Instalações de 28 parceiros, oriundos de 11 países europeus e um do Brasil. Também reune uma rede de peritos no sector de Energia Renováveis Marinha Offshore com experiência em investigação e desenvolvimento de todas as escalas de tecnologias offshore

MaRINET oferece mais de 600 semanas de acesso a 300 projectos e 800 utilizadores externos. A maioria (77%) do orçamento de MaRINET tem por alvo as áreas mais prioritizadas no Call da CE, como networking, formação, disseminação e acesso transnacional.

Neste projecto, o WavEC disponibilizará a Central de Energia das Ondas da Ilha do Pico para o teste de novas soluções de turbinas de ar e componentes associados. Para isto será utilizada a segunda ligação à câmara de ar existente na central. A central possui características únicas para o teste de turbinas de ar de grande dimensão, bem como uma potência pneumática mais elevada que a disponível em outro local no mundo.

Para além do acesso à central, o Centro de Energia das Ondas participa nas tarefas de estandardização da apresentação de dados de ensaios de protótipos e investigação da previsão de séries temporais de ondas incidentes a curto prazo. Por fim, será responsável por uma série de 12 cursos curtos a realizar no âmbito deste projecto, que se iniciarão já no próximo mês de Fevereiro em Cork.

Ficha Técnica

Financiamento: European Commission (7FP)
Call: FP7-INFRASTRUCTURES-2010-1
Código de actividade mais importante para este tópico: INFRA-2010-1.1.23: Research Infrastructures for offshore renewable energy devices: ocean-, current-, wave- and wind energy.
Coordenador WavEC: José Cândido
Total de Financiamento (Contribuição pedida): € 8 999 997,58
Financiamento WavEC: € 270 898,75
Duração: Abril 2011 – 31 Março 2015 (48 meses)
Coordenador: University College Cork, National University of Ireland, Cork
Parceiros: Aalborg Universiteit, Ecole Centrale de Nantes, National Renewable Energy Centre Limited, The University of Exeter, European Marine Energy Centre Ltd, Ente Vasco de la Energia, Fundacion Tecnalia Research & Innovation, University of Strathclyde, The University of Edinburgh, Queen's University Belfast, The Sustainable Energy Authority of Ireland, Stichting Tidal Testing centre, Fraunhofer-Gesellschaft zur Foerderung der Angewandten Forschung E.V, Institut Francais de recherche pour L'Exploitation de la Mer, 1-Tech, Danmarks Tekniske Universitet, Stichtung Energieonderzoek Centrum Nederland, Sintef Energi AS, Universita Degli Studi di Firenze, Gottfried Wilhelm Leibniz Universitaet Hannover, Universita Degli Studi Della Tuscia, Universitaet Stuttgart, Norges Teknisk-Naturvitenskapelie Universitet NTNU, University of Plymouth, Instituto de Pesquisas Tecnologicas do Estado de São Paulo SA, Instituto Nazionale per Studi ed Esperienzi di Architettura Navale e WavEC.
Website: www.fp7-marinet.eu
Informação Central de Ondas do Pico na página do projecto: www.fp7-marinet.eu/WavEC-wavec-pico-owc.html