WEC

RICORE

O processo de licenciamento das energias renováveis offshore tem sido inúmeras vezes referido como uma das principais barreiras não-tecnológicas ao desenvolvimento do sector. Um dos aspectos mais significativos desta potencial barreira é a incerteza inerente aos impactos ambientais destas novas tecnologias. Para garantir processos de licenciamento em conformidade com a legislação comunitária e nacional, como a Avaliação de Impactes Ambientais e a Directiva Habitats, são muitas vezes necessários estudos dispendiosos e demorados, mesmo quando o risco de impacto de determinada tecnologia é baixo e o local escolhido para a sua instalação se caracteriza por uma baixa sensibilidade ambiental.

O objectivo do projecto RiCORE é estabelecer uma abordagem baseada na avaliação de riscos ambientais de determinada tecnologia garantindo um nível de exigência para os estudos ambientais baseado na sensibilidade do local, no perfil de risco da tecnologia e na escala do projeto a instalar.

O projecto RiCORE vai estudar o quadro legislativo em vigor em vários Estados Membros da União Europeia de modo a garantir que a estrutura desenvolvida possa ser aplicável em todos eles.

Ficha Técnica

Financiamento: Comissão Europeia (Horizon 2020)
Coordenador de projecto no WavEC: Teresa Simas
Financiamento Global (Contribuição solicitada à UE): € 1 393 533
Financiamento WavEC: € 196 775
Duração: 1 Janeiro de 2015 – 30 de Junho de 2016 (18 meses)
Coordenador: The Robert Gordon University, Scotland
Parceiros: The Robert Gordon University, Marine Scotland, University College Cork, Fundacion AZTI – Tecnalia, E-CUBE Strategy Consultants, WavEC Offshore Renewables.
Website: http://ricore-project.eu/