WEC

Roadmapping Offshore Renewables in Portugal

O objectivo deste projecto é trazer uma abordagem de sistemas de engenharia para o desenvolvimento de uma nova metodologia para a concepção, avaliação e adaptação de estratégias de desenvolvimento e implementação de energias renováveis. Esta nova metodologia holística combinará técnicas do domínio da engenharia, como modelação e optimização de sistemas com técnicas das ciências sociais como a técnica de Delphi e será aplicada ao caso de estudo particular da definição de uma estratégia para as energias das ondas em Portugal, que está a ser desenvolvida pela plataforma para a energia das ondas no âmbito de outro projecto.

O WavEC será responsável pela coordenação da Task 2 e da sub-task 3.2, e colaborará nas Tasks 1 e 5, e na sub-task 3.1.

Na Task 2, o WavEC irá realizar uma análise do estado da arte das tecnologias de energia das ondas e eólica offshore e identificar as principais condicionantes e áreas de oportunidade para estas tecnologias. Na sub-task 3.1 será desenvolvida uma metodologia para caracterizar as potenciais fontes de incerteza no desenho de roadmaps, que será usada como um input do modelo de optimização a desenvolver na sub-task 3.2.

A Task 1 avalia os roadmaps existentes para tecnologias de energia renovável e limpa e na Task 5 o conhecimento adquirido nas Tasks anteriores é aplicado ao caso de estudo do Roadmap português para a energia marinha.

General Information

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Coordenador WavEC: Alex Raventos
Total financiamento: € 173 110
Financiamento WavEC: € 43 641
Duração: 1 Fevereiro 2010 – 31 Janeiro 2013 (36 meses)
Coordenador: IDMEC Lisboa/IST/UTL
Parceiros: IDMEC-IST (Portugal), WavEC (Portugal), LNEG (Portugal), CEEETA (Portugal)