WEC

SOWFIA, Streamlining of Ocean Wave Farms Impact Assessment

O projecto SOWFIA tem como objectivo de propôr medidas para a agilização e optimização do licenciamento de projectos de energia das ondas na Europa. Para concretizar este objectivo serão revistos os processos de licenciamento em vários países e efectuados questionários e workshops com os agentes intervenientes ao longo de todo o processo, os chamados stakeholders: promotores dos projectos, autoridades e comunidades locais. Este projecto visa ainda o desenvolvimento de ferramentas de análise ambiental e socio-económica nomeadamente uma base de dados com informação ambiental e socio-económica de seis centros de teste Europeus de projectos de energia das ondas: EMEC, na Escócia, WaveHub, no sul de Inglaterra, AMETS, na Irlanda, Bimep, no Norte de Espanha, Ocean Plug em Portugal e Lysekil na Suécia. Este projecto é financiado pelo programa Intelligent Energy Europe, teve início em Outubro de 2010 e terá uma duração de 36 meses.

O coordenador do projecto é a Plymouth University no Reino Unido e o WavEC participa como líder de uma das Work Packages (WP4), que tem por objectivo integrar e analisar toda a informação recolhida nos workshops e questionários a fim de propor recomendações para a agilização dos processos de licenciamento. Está também prevista para esta WP o desenvolvimento da plataforma de gestão de dados ambientais (Data Management Platform)dos vários centros de teste europeus referida acima que pode desde já ser consultada a partir do site do projecto.

Próximo workshop: 23 Abril 2013, Bruxelas.

 

Ficha Técnica

Financiamento: European Comission
Call: Intelligent Energy Europe (IEE)
Coordenadora WavEC: Teresa Simas
Financiamento Global (Contribuição solicitada à UE): € 1 442 345
Financiamento WavEC: € 177 069
Duração: 1 Outubro 2010 – 30 Setembro 2013 (36 meses)
Coordenador: University of Plymouth
Parceiros: Plymouth University, University of Exeter, Inabensa, Ente Vasco da la Energía, European Ocean Energy Association, Ecole Centrale de Nantes, University College Cork, Uppsala University, Hidromod e WavEC.
Website: www.sowfia.eu