WEC

SURGE

O projecto europeu SURGE (Simple Underwater Renewable Generation of Electricity), financiado pelo 7º programa quadro, pretende testar e avaliar o protótipo de segunda geração do dispositivo Finlandês WaveRoller, ao largo de Peniche. Após quase uma década de I&D no ramo da energia das ondas, e tendo realizado testes à escala real no EMEC na Escócia e em Portugal, com o protótipo WaveRoller1, a AW-Energy, detentora da tecnologia, irá colocar e testar o segundo protótipo em águas portuguesas.

Esta é uma tecnologia nearshore, próxima da costa, que se situa a uma profundidade de cerca de 15‐20 metros e que assenta no fundo marinho, aproveitando o movimento horizontal das ondas a baixa profundidade para fazer oscilar as suas asas verticais. O projecto SURGE é um dos poucos projectos de demonstração à escala real, a nível mundial, que visa contribuir para a maturação de uma tecnologia tendo em vista a sua comercialização. Este projecto, iniciado em Outubro de 2009, e que terá a duração de três anos, marca um importante passo na atracção de tecnologia do sector de energia das ondas para Portugal.

O WavEC participa em quatro áreas do projecto: gestão, monitorização técnica e ambiental do dispositivo, avaliação dos testes realizados e disseminação local e científica do projecto. Destaca-se o cariz prático da intervenção do Centro, que consegue assim acrescentar uma mais-valia à experiência já adquirida através dos trabalhos realizados na Central do Pico, na componente técnica, e do projecto WEAM nos censos de acústica submarina. O projecto representa um total de 196 mil euros para o WavEC, de um total de quase 3 milhões para todo o projecto.

Actualização Agosto 2012

Após alguns atrasos em relação ao plano inicialmente traçado o dispositivo WaveRoller foi instalado com sucesso no dia 11 de Agosto de 2012. O processo de instalação, ancoramento e ligação ao cabo submarino durou cerca de 10 horas. O dispositivo está agora instalado e ligado à rede nacional, num marco importante tanto neste projecto como no panorama de desenvolvimento da energia das ondas em Portugal. De forma a permitir a realização da monitorização técnica e ambiental inicialmente prevista o projecto SURGE foi estendido por mais um ano, terminando agora em Outubro de 2013.


Ficha Técnica

Financiamento: FP7
Coordenador de equipa: André Moura
Financiamento Global (Contribuição solicitada à UE): € 2 997 000
Financiamento WavEC: € 216 000
Duração: 5 Outubro 2009 – 5 Outubro 2013 (48 meses)
Coordenador: AW-Energy OY
Parceiros: AW-Energy OY (Finlândia); Bosch Rexroth (Alemanhã); Estaleiros Navais de Peniche (Portugal); Eneólica SA (Portugal); WavEC (Portugal); Instituto Hidrográfico (Portugal); Câmara Municipal de Peniche (Portugal)
Website: http://fp7-surge.com