WEC

SYMBIOTRACKER

Os cabos elétricos submarinos são parte essêncial de qualquer projecto de aproveitamento de energia offshore, transportando a energia desde os parques até á rede eléctrica onshore. As operações de localização e inspecção dos cabos submarinos têm sido identificadas como ineficientes e dispendiosas. A complexidade destas operações aumenta para profundidades acima de 40 metros, onde o recurso a mergulhadores está limitada pela curta janela temporal de mergulho. Concluindo, este tipo de operação é claramente um constrangimento, considerando os kilometros de cabo submarino existentes em qualquer parque de aproveitamento de energia offshore. Um processo automatizado deve portanto ser estabelecido de forma a executar essas operações de uma forma mais precisa e economicamente eficiente.

O projecto SymbioTracker tem como objectivo final a obtenção de um produto directamente aplicável à industria, um sistema de localização autónomo para cabos elétricos submarinos.

A este projecto teve as suas origens no WavEC Offshore Renewables, quando esta necessidade foi identificada durante conversas com Stakeholders. A partir deste ponto, foi reunido um consórcio de parceiros com a conhecimentos técnicos e comerciais nesta área e o financimento garantido junto da KIC-InnoEnergy.

O SymbioTracker pode ser segmentado em duas partes:

• Dispositivo de captação de energia - Um sistema de aproveitamento de energia por indução, capaz de captar energia de forma continua em condições normais de operação. Os princípios desta tecnologia foram desenvolvidos e patenteados pela Univ. de Oslo.

• Localizador Acústico - Um sistema comercial de localização acústica, alimentado pelo dispositivo de captação de energia, capaz de fornecer a posição geográfica do dispositivo.

O projeto SymbioTracker é um bom exemplo de aproximação entre o conhecimento desenvolvido na universidade e as necessidades da indústria.

Desde a optimização do dispositivo de aproveitamento de energia até à estratégia de instalação do produto final no cabo submarino, o WavEC contribuirá para a maioria dos Work Packages deste projecto.

Ficha técnica

Financiamento: KIC InnoEnergy
Coordenador de projecto no WavEC: Paulo Chainho
Financiamento Global: € 358.757
Financiamento WavEC: € 106.103
Duração: 1 Julho 2013 – 31 Junho 2015 (24 meses)
Coordenador: Tecnalia
Parceiros: Tecnalia (Espanha), WavEC (Portugal), University of Oslo (Noruega), Blue Edge (Portugal)