WEC

TUPPERWAVE

De entre várias tecnologias de conversores de energia das ondas, os sistemas de coluna de água oscilante (CAO) são dos mais promissores para o aproveitamento da energia dos oceanos.

Os sistemas CAO integram normalmente turbinas de ar bidireccionais auto-rectificadoras, como, por exemplo, a turbina Wells. Estas turbinas apresentam algumas desvantagens, nomeadamente, baixa eficiência para fluxo elevado e um desempenho pobre no arranque, comparando com turbinas convencionais. De modo a ultrapassar estas desvantagens, e também para reduzir o impacto acústico destes sistemas, o projecto Tupperwave tem como objectivos o design e a validação em ambiente de laboratório de um novo conceito de sistema CAO.

Este novo conceito baseia-se numa câmara de ar com duas válvulas que geram um fluxo de ar unidireccional, que passa através de uma turbina situada entre as válvulas. O desempenho hidrodinâmico, em termos de eficiência da conversão de energia, será estudado, assim como também a estabilidade estrutural, com vista a demonstrar a viabilidade do conceito.

O WavEC - Offshore Renewables contribui para o projecto com o conhecimento que tem sobre a tecnologia de CAO, quer no design do dispositivo, quer no desenvolvimento de um modelo numérico no domínio do tempo que simula a dinâmica do mesmo.

Ficha Técnica

Financiamento: OCEANERA-NET/FCT
Coordenador de projecto no WavEC: Miguel Vicente
Financiamento Global (Contribuição solicitada à UE): € 380 217
Financiamento WavEC: € 69 720
Duração: 01 outubro 2015 – 30 setembro 2017 (24 meses)
Coordenador: Interga – SPAIN/Asturias
Parceiros: HMRC-UCC, CADFEM e WavEC Offshore Renewables.