WEC

WETFEET

WETFEET tem como objetivo global compreender e procurar soluções para os constrangimentos da tecnologia de energia das ondas. Em particular, o projeto procura identificar as razões que têm vindo a atrasar o progresso do sector e propor soluções viáveis para melhorar o desempenho geral de novas tecnologias. Serão abordadas questões como a fiabilidade dos componentes tecnológicos, a capacidade de sobrevivência dos dispositivos, os custos elevados de desenvolvimento, o moroso processo para a comercialização, bem como a escalabilidade industrial das tecnologias testadas.

O profundo conhecimento do consórcio sobre o sector em geral, incluindo os seus êxitos e obstáculos, permitirá desenvolver inovações tecnológicas que contribuirão para colmatar os obstáculos identificados. Estas inovações serão aplicadas a dois conceitos de energia das ondas existentes, nomeadamente a Coluna de Água Oscilante e o Symphony.

O WavEC é o coordenador do projeto e responsável pela liderança de várias actividades, como Gestão, Descrição do Sistema OWC e Symphony e Disseminação e Exploração e participa noutras tarefas, tais como a modelação e análise numérica da hidrodinâmica, estudos tecno-económicos e avaliação de impactes ambientais, entre outros.

Informação Geral

Financiamento: Horizon2020
Coordenador de projecto no WavEC: José Cândido
Financiamento Global: € 3 456 884
Financiamento WavEC: € 677 125
Duração: junho 2015 – junho 2018 (36 meses)
Coordenador: WavEC Offshore Renewables
Parceiros: Johannes Kepler Universitat Linz – JKU, INNOSEA, Scuola Superiore di Studi Universitari e di Perfezionamento Sant’Anna , SELMAR SRL, Instituto Superior Técnico, EDP Inovação SA, Teamwork Technology BV, Trelleborg Ridderkerk BV, The University of Edinburgh, University of Plymouth and Aurora Ventures Limited.
Website: www.wetfeet.eu