WEC

Relatórios WavEC

O WavEC desenvolve, desde a sua fundação, actividades de prestação de serviços a associados e não associados, tendo desenvolvido relatórios de consultoria. Os relatórios são na sua maioria confidenciais, não estando portanto disponíveis para consulta.

Guia de Licenciamento de Projetos de Energia renovável Marinha em Portugal Continental

Este Guia tem como principal objetivo descrever os vários passos do processo de licenciamento de projetos
de energia renovável marinha na costa continental Portuguesa, excluindo as regiões autónomas
dos Açores e da Madeira e a Zona Piloto Portuguesa – Ocean Plug, a fim de apoiar:
• Os promotores dos projetos de energia renovável marinha na instalação, exploração e desativação das suas infraestruturas e ainda,
• Outros intervenientes ou partes interessadas no processo.

Download aqui

Offshore Renewable Energy. Current status - Future Perspectives for Portugal (OTEO project, 2014)

This book provide the reader with a global perspective on the state of national and international development of offshore renewable energy technologies as well as support technologies, whose authors are recognized researchers, technologists, developers and associations involved in promoting entrepreneurship and competitiveness in offshore renewable energy sector. Topics such as the state of the art of offshore renewable energies, market development, value chain, future prospects and a technological roadmap are presented in this issue.
Download aqui

WavEC Relatório de Sustentabilidade, 2013-2014

O presente documento constitui o segundo Relatório de Sustentabilidade do WavEC - Centro de Energia Offshore (Offshore Renewables) e tem como principal objectivo fornecer informação sobre o seu desempenho nos anos de 2013 e 2014. É com grande satisfação que se  apresentam as novas metas, objectivos para uma melhoria continua e uma visão da evolução da instituição.

Nos anos de 2013 e 2014 o WavEC teve um bom desempenho, conseguindo ultrapassar, com crescimento, um período particularmente difícil a nível nacional e num período de transição entre o 7º Programa Quadro e o Horizonte 2020. O crescimento a que me refiro não foi apenas em termos financeiros, ainda que este indicador seja também importante. Refiro-me também à diversificação das suas actividades, em termos dos temas abordados e também da sua inserção e relevância no contexto nacional e internacional.
Download aqui

Relatorio Sustentabilidade WavEC 2012

WavEC - Relatório de Sustentabilidade, 2012

O presente documento constitui o primeiro Relatório de Sustentabilidade do WavEC e tem como principal objectivo fornecer informação sobre o seu desempenho no ano de 2012.


O Relatório de Sustentabilidade procura fazer a avaliação da actividade do Centro, numa perspectiva integrada em que se avaliam o desempenho económico, social e ambiental, visando seguir as melhores práticas a nível de reporte de sustentabilidade, seguindo as directrizes da Global Reporting Iniciative (GRI), na sua versão 3.1.

A análise de desempenho é avaliada sobre duas perspectivas: no racional relativo à forma como o Centro é gerido e na perspectiva do impacto indirecto da sua actividade.
Download aqui



Tecnologias de Energia Renovável Marítima em Portugal, 2010
Cliente: Empresa nacional do sector energético – Confidencial

Preliminary Site Selection for an OWC project in Portugal, 2010
Cliente: Confidencial

MARKET STUDY: Development Program for Marine Renewable Energy Test Facilities in Portugal, 2010
Cliente: EnergyIN

MARKET STUDY: Estado da Arte: Energia das Ondas e Eólico Offshore, 2010
Cliente: EnergyIN

WindFloat Project: Permitting andLicensing Process, 2009
Cliente: Principle Power Portugal

Ocean Energy: State of the Art, 2009
Cliente: European Ocean Energy Association

Relatório 5 anos de Actividades do WavECRelatório 5 anos de Actividades do WavEC: 2003 - 2008 (Disponível download)

O relatório contém informação sobre os projectos em curso no WavEC, as áreas de actividade, acções de disseminação, uma lista de publicações e uma breve descrições dos elementos da nossa equipa.








Wind Offshore Status and Opportunities
, 2008
Cliente: Empresa nacional do sector energético - Confidencial

O relatório inclui uma apresentação do estado da arte da energia eólica offshore e apresenta a perspectiva do mercado e panorama político internacional; uma visão geral dos aspectos legislativos e preocupações ambientais e finalmente caracteriza a situação em Portugal no que diz respeito ao potencial de exploração da energia eólica offshore.

Energia das Ondas: Estado da arte, 2007
Cliente: uma empresa do sector energético Português - Confidencial

O presente relatório teve por objectivo perspectivar de forma abrangente e actual a área do aproveitamento da energia das ondas, nomeadamente quanto a questões técnicas, comerciais, económicas, ambientais e de investigação e desenvolvimento. Pretendia-se com o relatório que a empresa interessada adquirisse uma visão para esta área e, se essa visão fosse positiva, uma estratégia de negócio.

Identificação de zonas preferenciais para exploração do recurso na costa oeste Portuguesa, 2007
Cliente: Empresa Multinacional do Sector Energético - Confidencial

Estudo de identificação das zonas preferenciais para a instalação de parques de energia das ondas ao largo, tendo em conta os vários condicionantes na costa portuguesa. A abordagem utilizada no estudo consiste numa análise das zonas previamente identificadas como possíveis zonas de concessão para parques de energia das ondas e análise dos vários tipos de tecnologias, o enquadramento económico e visão dos impactes ambientais ao aproveitamento em grande escala.

Wave energy technology developers & Relevant support systems in key markets, 2007
Cliente: Empresa europeia do sector energético - Confidencial

No estudo é apresentada uma visão global das equipas que desenvolvem tecnologia para aproveitamento da energia das ondas e as actividades mais relevantes, incluindo incentivos públicos em determinados mercados-chave. São apresentados e descritos 56 sistemas de aproveitamento de energia das ondas.

Actual and comprehensive perspective of the wave energy sector, 2007
Cliente: Empresa europeia do sector energético - Confidencial

Este estudo dá uma perspectiva actual do recurso de energia estimado e da dimensão do mercado. Caracteriza ainda a situação dos países que mais se destacam na área de energia das ondas. O capítulo final aborda o desenvolvimento futuro da indústria nesta área.

Due Diligence, 2007
Cliente: Multinacional do sector energético.

Participação em processo de due diligence relativamente a um dispositivo em estado avançado, concluído com a elaboração de um relatório intermédio com recomendações técnicas.

Wave Energy Technologies Evaluation Study, 2006
Cliente: Empresa nacional do sector energético - Confidencial

Este estudo inclui uma avaliação inicial das tecnologias de aproveitamento da energia das ondas tendo em vista contribuir para uma eventual decisão do cliente do seu envolvimento neste sector. O estudo foca todas as actividades mais relevantes nesta área, agrupando as tecnologias em quatro estados distintos de desenvolvimento.

Preliminary Site Selection Study for Demonstration Wave Farm in Portugal, 2005
Cliente: Multinacional do sector petrolífero - Confidencial

Este trabalho teve por objectivo indicar cinco locais preferenciais para a instalação de parques de energia das ondas ao longo da costa portuguesa num futuro próximo, e descrever toda a informação que existe disponível em Portugal relacionada com a exploração da energia das ondas da costa portuguesa (características geológicas, batimétricas, recurso, reservas naturais, capacidade da rede eléctrica, etc).

Potencial e estratégia de desenvolvimento da energia das ondas em PortugalPotencial e estratégia de desenvolvimento da energia das ondas em Portugal, 2004 (Disponível download)
Cliente: Direcção-Geral de Energia e Geologia disponível para consulta (Sumário) (Versão Integral)

Este estudo demonstra que a costa Oeste portuguesa oferece condições favoráveis para a extracção de energia das ondas. Possíveis conflitos com a pesca e a navegação deverão ser analisados com maior detalhe. Contudo, não é considerado um obstáculo a instalação de parques de energia das ondas a longo prazo.