WEC

Modelação Numérica

A actividade do grupo de modelação numérica do WavEC tem-se centrado essencialmente na análise de estruturas flutuantes, principalmente conversores de energia das ondas (CEOs) e, mais recentemente, turbinas eólicas flutuantes (TEFs). Os estudos são geralmente realizados por meio de ferramentas numéricas, comerciais (por exemplo Wamit e Orcaflex) e/ou códigos desenvolvidos internamente. O desenvolvimento de modelos para simular a dinâmica de dispositivos isolados bem como e o desempenho de parques de CEOs ou TEFs tem sido uma área de actividade particularmente activa nos últimos anos.

Além disso, o grupo de modelação numérica, num esforço conjunto com o grupo de economia, tem trabalhado activamente no desenvolvimento de modelos de optimização de estratégias de operação e manutenção (O&M) para parques de TEFs e CEOs, assim como modelos técnico-económicos que permitem estimar o custo de energia (CoE- Cost of Energy), entre outros indicadores ficanceiros.


SERVIÇOS

Estudos conceptuais
O WavEC tem trabalhado com tecnólogos de vários países a um nível conceptual, principalmente na tentativa de optimizar as características hidrodinâmicas dos dispositivos (principalmente CEOs). Desde 2003 o WavEC fornece este tipo de serviços, o que tem contribuído significativamente para ampliar o conhecimento sobre a dinâmica de corpos flutuantes.

Apoio estratégico
O envolvimento no sector das energias renováveis offshore a nível internacional permitiu ao WavEC alcançar um bom entendimento do estado de desenvolvimento tecnológico deste sector. Por esse motivo, investidores têm frequentemente solicitado apoio estratégico ao WavEC, o que normalmente requer uma avaliação numérica comparativa de diferentes conceitos.

Estudos de desempenho
A avaliação do desempenho de sistemas de energias renováveis offshore é hoje em dia uma das actividades mais comuns do grupo de modelação numérica, uma vez que, frequentemente, investidores e tecnólogos estão interessados numa avaliação independente dos seus conceitos. Neste contexto, tem sido utilizado um modelo wave-to-wire, desenvolvido internamente no WavEC, que permite simular toda a cadeia de conversão de energia desde a interacção hidrodinâmica até à conexão à rede eléctrica.

Análise técnico-económica
Actualmente tecnólogos e investidores estão interessados não apenas no desempenho dos dispositivos no que diz respeito à produção de energia eléctrica, mas principalmente no custo associado à energia produzida. Neste sentido, o WavEC tem dado suporte técnico-económico a diversas empresas no sector de energias renováveis offshore, utilizando para o efeito uma ferramenta computacional desenvolvida internamente, que consiste na acoplagem de um módulo económico ao código wave to- wire. O modelo técnico-económico permite estimar os custos operacionais (OPEX - Operational expenditure) e de capital (CAPEX - Capital expenditure), reais e futuros, bem como e o custo nivelado de energia (LCOE – Levelized Cost of Energy).

SDWED - Structural Design of Wave Energy Devices 

PolyWEC - New mechanisms and concepts for exploiting Electro-active Polymers for Wave Energy Conversion

FWT - Operationality and Extreme Loads on Floating Wind Turbines (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

OC4 – Offshore Code Comparison Collaboration Continuation (international forum for FWT dynamics code verification)

OceaNET - Multinational Initial Training Network (ITN) funded from the PEOPLE Programme (Marie Curie Actions)

KIC-OTS (Offshore Test Station) – Development of a software package to support O&M activities

Demowfloat (Com área tecnológica)

Testemunho de Marco Alves, Coordenador da Área de Modelação Numérica (Nov. 2012)

Vídeo

Apresentação powerpoint da área no Seminário WavEC 2012.

Apresentação vídeo