WEC

TROPOS

O objectivo central do projecto TROPOS é desenvolver um sistema modular de plataforma flutuante multi-uso para instalação em locais de águas profundas, com um foco geográfico inicial nas regiões mediterrânica, tropical e sub-tropical. No entanto, a abordagem adoptada, assente num desenvolvimento modular em que diferentes tipos de uso deverão ser combinados do modo mais adequado a cada região alvo, permitirá a aplicação do conceito a um domínio geográfico mais alargado. Os módulos a integrar na plataforma incidirão, em particular, sobre os sectores dos transportes, energia, aquacultura e lazer, procurando promover a criação de emprego, o desenvolvimento económico e a exploração dos vastos recursos oceânicos, bem como minimizar impactos ambientais.


O design TROPOS focar-se-á numa estrutura flutuante multi-uso com capacidade para operar e explorar os recursos em locais de águas profundas, onde estruturas fixas assentes no fundo não são uma solução exequível. As plataformas multi-uso, desenvolvidas desde a fase conceptual, terão o potencial de proporcionar às regiões costeiras europeias sistemas de aquacultura adequados, oferecendo simultaneamente soluções de energias offshore, seviços de transportes inovadores e oportunidades para portos e lazer offshore.


A actividade do WavEC no âmbito do projecto TROPOS abrange 4 das 8 work packages. A WP2, coordenada pelo WavEC, essencialmente lida com a definição da metodologia de selecção dos potenciais usos da plataforma em diferentes locais com diferentes recursos, com o estudo preliminar de especificação técnico-económica de potenciais componentes e com a caracterização dos recursos disponíveis, das restrições e do potencial de mercado para cada componente em 3 locais específicos, a ser selecionados no decurso da work package. Em relação à WP3, que aborda a parte conceptual das componentes que integrarão a plataforma, o WavEC tem participação na Task 3.3, subordinada ao design conceptual de módulos funcionais e selecção de unidades satélite. Na WP5 (Estratégia: Economia, Infra-estrutura e Logística), o WavEC é responsável pela Task 5.2, focada na parte económica, e participa nas Tasks 5.3, 5.4 e 5.5. O WavEC tem igualmente uma parte activa na WP6, que trata questões ambientais, sócio-económicas e legais, liderando a Task 6.6 (Estudo comparativo e declaração de impacto ambiental) e participando nas Tasks 6.1, 6.4 e 6.5.

O Wavec tem uma parte activa na WP6, sobre as questões de impacte ambiental da plataforma TROPOS, liderando a tarefa sobre o estudo comparativo e declaração de impacto ambiental. Neste momento está em desenvolvimento um resumo acerca dos principais descritores ambientais e sócio- económicos a incluir na Análise de Impacte Ambiental do projecto.

Ficha Técnica


Financiamento: Comissão Europeia (FP7)
Coordenador de projecto no WavEC: José J. Cândido
Financiamento Global (Contribuição solicitada à UE): € 4 877 911
Financiamento WavEC: € 379 280
Duração: 1 Fevereiro 2012 – 31 Janeiro 2015 (36 meses)
Coordenador: Plataforma Oceánica de Canarias (PLOCAN)
Parceiros: PLOCAN (Espanha), University of Edinburgh (Reino Unido), Universidade de Bremen-MARUM (Alemanha), WavEC Offshore Renewable (Portugal), Universidad Politécnica de Madrid (Espanha), Fraunhofer Institute-IWES (Alemanha), Pôle Mer Paca - Toulon Var Technologies (França), Norsk Institutt for Vannforskning (Noruega), Danmarks Tekniske Universitet (Dinamarca), Instalaciones Inabensa S.A. (Espanha), Phytolutions GmbH (Alemanha), Hellenic Centre for Marine Research (Grécia), National Sun Yat Sen University (Taiwan), Advance Intelligent Development S.L. (Espanha), Bureau Veritas (França), École Centrale de Nantes (França), EnerOcean S.L. (Espanha), University of Strathclyde (Reino Unido).
Website: www.troposplatform.eu