WEC

OCEANIC

O projeto OCEANIC pretende desenvolver revestimentos de proteção para dispositivos de energias renováveis oceânicas com o objetivo de aumentar a sua fiabilidade e o seu tempo de vida. Para alcançar este propósito, será utilizada uma nova técnica emergente do sector dos transportes marítimos que evita a incrustação de organismos marinhos através da emissão vestigial de biocida orgânico (TSP). O projeto OCEANIC pretende fundir esta nova técnica anti-incrustação com uma técnica anti-corrosão já estabelecida no mercado, o revestimento de alumínio de pulverização térmica (TSA). Através desta fusão pretende-se alcançar um sistema de proteção único que permita obter proteção a longo prazo contra a colonização e corrosão. Este revestimento será designado por TSA-TSP ou simplesmente revestimento OCEANIC.

O principal objetivo deste projeto é alcançar um revestimento anti-corrosão e anti-incrustação com um período de vida superior a 10 anos de forma económica e ambientalmente sustentável. Paralelamente pretende-se monitorizar e mapear as diferentes pressões provocadas pela colonização e os seus potenciais efeitos corrosivos em diferentes locais de teste Europeus, através de uma revisão bibliográfica e da criação de uma base de dados, a partir da informação recolhida durante o trabalho de campo do projeto.

O WavEC - Centro de Energia Offshore tem como principais tarefas levar a cabo a caracterização de base e a monitorização das comunidades marinhas que colonizam os dispositivos de energias renováveis marinhas em locais de teste de energias renováveis marinhas na União Europeia.


Financiamento: OCEANERA-NET/FCT
Coordenador de projecto no WavEC: Teresa Simas
Financiamento Global (Contribuição solicitada à UE): € 1 064 000
Financiamento WavEC: € 116 374
Duração: 15 novembro de 2015 – 14 de novembro de 2018 (36 meses)
Coordenador: SP
Parceiros: CorPower OceanAB, Azterlan-IK4, Gaiker-IK4, Repol, Skandivavisk Ytförädling AB, Recubrimientos Mikra and WavEC Offshore Renewables.
Website: http://oceanic-project.eu/