WEC

RECODE

De forma a sustentar o desenvolvimento do sector de energias renováveis oceânicas é necessário garantir que as tecnologias sejam eficientes e economicamente viáveis. O projecto RECODE tem como objectivo responder a este desafio, procurando promover o desenvolvimento de um conjunto de componentes especificamente desenhados para aumentar a fiabilidade dos parques. O projeto irá promover o desenvolvimento, a demonstração e validação de componentes e equipamentos normalizados, que contribuam para a redução sustentada dos custos dos parques de energia oceânica.

Ao promover o desenvolvimento de equipamentos de monitorização e controlo dos vários elementos constituintes de um parque de energia offshore, o projeto irá permitir estudar a sua resposta às condições meteorológicas e de recurso a que estes estão sujeitos. Estes estudos irão permitir adquirir conhecimento sobre o comportamento dos componentes e consequentemente contribuir para optimizar os factores de segurança, reduzindo a fadiga e minimizando custos associados tais como prémios de seguro. Contribuindo estes desenvolvimentos para o objectivo final de aumentar a competitividade global da cadeia de valor desta indústria ao nível Europeu.

No âmbito deste projecto, o WavEC propõe-se desenvolver um sistema de monitorização em tempo real da posição, forma e tensão dos cabos dinâmicos tipicamente necessários no escoamento da energia produzida por dispositivos flutuantes. O estudo destas variáveis irá melhorar as opções de design dos cabos e reduzir o risco de falha devido a fadiga excessiva. O sistema irá exigir desenvolvimentos na área de modelação numérica e de hardware. Os desenvolvimentos esperados ao longo do projeto, irão permitir ao sistema Symbiotracker passar de TRL3 atual para TRL6.

Ficha Técnica

Financiamento: OCEANERA-NET/FCT
Coordenador de projecto no WavEC: Paulo Chainho
Financiamento Global (Contribuição solicitada à UE): € 855 072
Financiamento WavEC: € 124 992
Duração: 01 outubro de 2015 – 30 setembro 2018 (36 meses)
Coordenador: TECNALIA Research & Innovation
Parceiros: ZUNIBAL S.L, DITREL Industrial S.L, SMARTBAY Ireland, National Renewable Energy Centre (NAREC) Development Services Ltd, Cluster de Energía País Vasco e WavEC Offshore Renewables.